VR homenageia maestro Nicolau com nomeação da sede do Cidade da Música

vrcm musica sarahigino voltaredonda (1)

Foto: Divulgação

Volta Redonda — Música de qualidade e emoção marcaram a homenagem ao maestro Nicolau Martins de Oliveira, falecido em dezembro de 2025, que agora dá nome à sede do projeto Volta Redonda Cidade da Música (VRCM), por meio da Lei Municipal nº 6.835, criada a partir de mensagem do prefeito Antonio Francisco Neto.

Idealizado pelo maestro em 1974 e mantido pela prefeitura, o projeto utiliza o ensino da música como ferramenta de transformação social e desenvolvimento cognitivo, beneficiando cerca de quatro mil estudantes da rede municipal.

A cerimônia, realizada na tarde desta quarta-feira (24), também marcou a entrega da revitalização da sede, que recebeu pintura geral, novos portões, jardinagem e um letreiro com o nome do maestro. A obra foi realizada em parceria entre as secretarias municipais de Obras (SMO) e Educação (SME), além da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda).

Durante o evento, na sede do projeto, na Avenida Graham Bell, no bairro Vila Mury, autoridades, familiares e convidados acompanharam apresentações da Banda de Concerto, com participação de ex-alunos que atualmente integram a banda da Academia Militar das Agulhas Negras, além da Orquestra de Cordas e do Coro Infanto-Juvenil — grupos criados pelo maestro.

Entre os destaques estiveram as execuções de “Look at the World”, de John Rutter, apresentada pela Orquestra de Cordas sob regência da maestra Sarah Higino, e uma composição em homenagem a Nicolau, assinada pelo compositor americano Andrew Balent, interpretada pela Banda de Concerto, sob regência de Gabriel Galdino.

A viúva do maestro, Patrícia Vieira de Oliveira, agradeceu ao poder público pelo apoio ao projeto ao longo de mais de cinco décadas e pela homenagem ao marido.

“Estou feliz e agradecida por ver o nome dele eternizado aqui, no lugar que representa tanto da história dele”, afirmou.

O prefeito Antonio Francisco Neto destacou a importância do maestro para a cidade e reforçou a continuidade do apoio ao projeto.

“Essa homenagem é mais que merecida. O maestro Nicolau foi fundamental na formação de grandes cidadãos e músicos em Volta Redonda”, disse.

O deputado estadual Munir Neto lembrou da contribuição do maestro para a cultura local e ressaltou investimentos no projeto, como a compra de novos instrumentos. Já o deputado federal Marcos Tavares classificou o Cidade da Música como um instrumento de transformação social.

A coordenadora-geral do projeto, Sarah Higino, destacou o impacto do trabalho desenvolvido.

“São milhares de vidas transformadas pelo Cidade da Música, e esse número continua crescendo”, afirmou.

Ela também anunciou a criação de uma exposição permanente na antiga sala de reuniões do maestro, reunindo fotos e registros de sua trajetória.

O encerramento da cerimônia foi marcado por homenagens à viúva Patrícia Vieira de Oliveira, à maestra Sarah Higino e pelo descerramento da placa oficial com o novo nome da sede.

vrcm musica sarahigino voltaredonda (3)

Foto: Divulgação

Trajetória e legado

Natural de Tubarão, Nicolau Martins de Oliveira faleceu em 27 de dezembro de 2025, aos 83 anos. Ele chegou a Volta Redonda em 1958 para estudar na Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC). Mais tarde, formou-se em fagote pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e se especializou no Brasil e no exterior.

Em 1974, assumiu a função de Mestre de Música da Fevre e criou o Volta Redonda Cidade da Música, projeto que hoje está presente em mais de 30 escolas municipais, atendendo alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Ao longo da carreira, Nicolau recebeu importantes homenagens, como a Medalha Tiradentes, o prêmio Golfinho de Ouro, a Medalha do Pacificador e outras honrarias pelo trabalho desenvolvido na música e na educação.

vrcm musica sarahigino voltaredonda (2)

Foto: Divulgação

 

Mayra Gomes

VR homenageia maestro Nicolau com nomeação da sede do Cidade da Música


Translate »