Primeira geada do ano no Brasil é registrada no Parque Nacional do Itatiaia e esquenta o turismo de inverno
Itatiaia marca a primeira temperatura negativa do ano no Brasil
Com a chegada oficial do outono no dia 20 de março, o Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro, registrou a primeira temperatura negativa do ano no Brasil. Na manhã desta segunda-feira (23), por volta das 5h30, os termômetros na estação Nascente do Rio Campo Belo, a 2.425 metros de altitude, marcaram -0,4°C.
Frio atrai visitantes e impulsiona turismo de inverno
A queda brusca na temperatura, embora não seja o recorde histórico para o mês de março no parque – que foi de -1,9°C em 2016 –, sinaliza o início da temporada de frio. Essa condição climática é um forte atrativo para turistas que buscam o clima ameno e as paisagens naturais das regiões serranas do Rio de Janeiro durante o outono e o inverno. O gestor do parque, Felipe Mendonça, confirma a tendência de aumento na visitação, especialmente na parte alta da unidade de conservação.
Aumento da visitação com a queda das temperaturas
Segundo Mendonça, a expectativa é de um fluxo crescente de visitantes à medida que as temperaturas caem. O período, que vai do fim do verão ao início do outono, é marcado pela diminuição das chuvas, o que favorece a exploração das trilhas e a contemplação da natureza. O pico de visitação na parte alta do parque geralmente ocorre entre junho e julho, coincidindo com o auge do inverno.
Preparação é chave para aproveitar o frio
As baixas temperaturas são um dos principais chamarizes para quem visita o Parque Nacional do Itatiaia nesta época do ano. Contudo, o gestor do parque ressalta a importância de os visitantes estarem bem preparados para o clima, garantindo uma experiência segura e agradável em meio à beleza natural da região.
Redação
https://www.resende.com.br/2026/03/23/primeira-temperatura-negativa-brasil-itatiaia-turismo-inverno/